Lista de professores de pós-graduação que aceitam orientar projetos de pesquisa relacionados à jogos de tabuleiro/jogar/lúdico (e por vezes outros gêneros), dentro de suas linhas de pesquisa.
Curso | Membro do LM Associado | Época da Seleção | Mensagem |
Ludes, Laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação Linha: Engenharia de Dados e Conhecimento Programa de Engenharia de Sistemas e Computação – COPPE/UFRJ | Geraldo Xexéo (Lattes) | Até 15 de janeiro de 2024 | Apesar da abordagem ser ligada a teorias da Computação, a tese não precisa ter um programa de computador. |
Programa de ensino de Biociências e Saúde do IOC/Fiocruz | Carolina Spiegel (Biologia UFF) | ||
PPG Mídia e Cotidiano (Comunicação), UFF, Niterói | Alexandre Farbiarz | Orienta pesquisas que relacionam jogos com educação, letramento midiático crítico, gamificação, representações sociais, formação docente, jogo enquanto mídia, jogo no viés discursivo | |
Mestrado Profissional em Vigilância e Controle de Vetores, Fiocruz | Rafaela Bruno | ||
Psicologia, UFRRJ, Seropédica | Wanderson Souza | Devo me atrever, provavelmente no próximo edital de Maio 2022 | |
Inst. Química/UFRJ, no Mestrado Profissional em Ensino de Química (PEQUI) e no curso de Especialização em Ensino de Química (CEEQUIM) | Joaquim Fernando Mendes da Silva | Inscrições em janeiro 2022 | |
Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento | Leonardo Abreu | Linhas de atuação: Inovação em processos aplicados à saúde e Abordagens inovadoras para o ensino de ciências ambientais | |
Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada – Universidade de Taubaté-São Paulo | Karin Quast | Estudos relacionados à linguagem; ensino de línguas, Metodologias Ativas, Jogos, Gamificação – Com ensino remoto ao menos ainda no 1o semestre de 2022 e híbrido depois | |
Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos (IFRJ) | Leonardo Emanuel de Oliveira Costa | Se tiver alguma idéia de jogo para aprendizagem na área de alimentos ou nutrição por exemplo | |
Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Interfaces (LEUI) PPGDesign, PUC-Rio, | Claudia Mont’Alvão Coordenadora do Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Interfaces (LEUI) | Orienta projetos na área do design e ergonomia, já tendo orientado pesquisa sobre a ergonomia informacional de manuais de jogos | |
LINC-Design PPGDesign, PUC-Rio | Jackeline Farbiarz, Coordenadora do LINC-Design | Possui o eixo de Design para Educação Multimodal, que inclui pesquisas com jogos. Orienta projetos da área do design com foco na linguagem e construção de sentido, já tendo orientado diversas pesquisas relacionadas a jogos | |
PPGCS (PPG em Ciências Sociais-UFSM-RS) | Francis Moraes de Almeida | Orienta mestrado e doutorado, oriento pesquisas envolvendo jogos analógicos ou digitais no âmbito sociologia e/ou antropologia, exemplos: consumo de streaming entre jogadores na Twitch; pesquisas envolvendo comunidades de jogadores ou identidade gamer/nerd; imersão e fluxo em jogos analógicos e digitais | |
Mestrado profissional em Filosofia. PFFEN/CEFET RJ | Taís Pereira | ||
LUPEA PPGE, UFRJ | Maria Vitoria Campos Mamede Maia Coordenadora do grupo de pesquisa “Criar e Brincar: o lúdico no processo de ensino-aprendizagem – LUPEA | Linha de pesquisa: Inclusão, Ética & Interculturalidade as pesquisas orientadas pela coordenadora desse grupo estão focalizadas no lúdico e na criatividade, em todos os níveis da educação, assim como nos espaços não formais de ensino. Maiores informações sobre o trabalho de orientação: | |
Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação (PPGE/CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | Dulce Márcia Cruz Líder do grupo de Pesquisa EDUMIDIA – Educação, Comunicação e Mídias (CNPq) |