Pós-graduações com abertura para os jogos

Lista de professores de pós-graduação que aceitam orientar projetos de pesquisa relacionados à jogos de tabuleiro/jogar/lúdico (e por vezes outros gêneros), dentro de suas linhas de pesquisa.

CursoMembro do LM AssociadoÉpoca da SeleçãoMensagem

Ludes, Laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação

Linha: Engenharia de Dados e Conhecimento

Programa de Engenharia de Sistemas e Computação – COPPE/UFRJ
Geraldo Xexéo (Lattes)

Até 15 de janeiro de 2024Apesar da abordagem ser ligada a teorias da Computação, a tese não precisa ter um programa de computador.
Programa de ensino de Biociências e Saúde do IOC/FiocruzCarolina Spiegel (Biologia UFF)
PPG Mídia e Cotidiano (Comunicação), UFF, NiteróiAlexandre FarbiarzOrienta pesquisas que relacionam jogos com educação, letramento midiático crítico, gamificação, representações sociais, formação docente, jogo enquanto mídia, jogo no viés discursivo
Mestrado Profissional em Vigilância e Controle de Vetores, FiocruzRafaela Bruno
Psicologia, UFRRJ, SeropédicaWanderson SouzaDevo me atrever, provavelmente no próximo edital de Maio 2022
Inst. Química/UFRJ, no Mestrado Profissional em Ensino de Química (PEQUI) e no curso de Especialização em Ensino de Química (CEEQUIM)Joaquim Fernando Mendes da SilvaInscrições em janeiro 2022
Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e DesenvolvimentoLeonardo AbreuLinhas de atuação: Inovação em processos aplicados à saúde e Abordagens inovadoras para o ensino de ciências ambientais
Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada – Universidade de Taubaté-São PauloKarin QuastEstudos relacionados à linguagem; ensino de línguas, Metodologias Ativas, Jogos, Gamificação – Com ensino remoto ao menos ainda no 1o semestre de 2022 e híbrido depois
Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos (IFRJ)Leonardo Emanuel de Oliveira CostaSe tiver alguma idéia de jogo para aprendizagem na área de alimentos ou nutrição por exemplo
Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Interfaces (LEUI)

PPGDesign, PUC-Rio,
Claudia Mont’Alvão
Coordenadora do Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Interfaces (LEUI)
Orienta projetos na área do design e ergonomia, já tendo orientado pesquisa sobre a ergonomia informacional de manuais de jogos
LINC-Design

PPGDesign, PUC-Rio
Jackeline Farbiarz, Coordenadora do LINC-DesignPossui o eixo de Design para Educação Multimodal, que inclui pesquisas com jogos. Orienta projetos da área do design com foco na linguagem e construção de sentido, já tendo orientado diversas pesquisas relacionadas a jogos
PPGCS (PPG em Ciências Sociais-UFSM-RS)Francis Moraes de AlmeidaOrienta mestrado e doutorado, oriento pesquisas envolvendo jogos analógicos ou digitais no âmbito sociologia e/ou antropologia, exemplos: consumo de streaming entre jogadores na Twitch; pesquisas envolvendo comunidades de jogadores ou identidade gamer/nerd; imersão e fluxo em jogos analógicos e digitais
Mestrado profissional em Filosofia. PFFEN/CEFET RJTaís Pereira
LUPEA
PPGE, UFRJ
Maria Vitoria Campos Mamede Maia
Coordenadora do grupo de pesquisa “Criar e Brincar: o lúdico no processo de ensino-aprendizagem – LUPEA
Linha de pesquisa: Inclusão, Ética & Interculturalidade
as pesquisas orientadas pela coordenadora desse grupo estão focalizadas no lúdico e na criatividade, em todos os níveis da educação, assim como nos espaços não formais de ensino.
Maiores informações sobre o trabalho de orientação:
Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação (PPGE/CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)Dulce Márcia Cruz
Líder do grupo de Pesquisa EDUMIDIA – Educação, Comunicação e Mídias (CNPq)