Sobre

A Ludus Magisterium é uma rede de pessoas interessadas em jogos de mesa (tabuleiro, cartas, RPG e outros) na Educação. Começou a ser articulada em janeiro e “nasceu” oficialmente em maio de 2019.

Na perspectiva da Ludus Magisterium, suas pessoas se reunem pelas redes e presencialmente, como uma forma de comunidade de aprendizagem, e realizam intercâmbios, desenvolvem estudos e pesquisas, organizam ações acadêmicas e extensionistas, dentre outras. Como exemplos de realizações da Ludus Magisterium, temos:

  • Encontros temáticos presenciais: membros da Ludus Magisterium dinamizam atividades ao “estilo mostre e conte” para os demais, podendo oferecer aulas, workshops ou outros tipos de experiência. Este tipo de encontro marcou o ano de formação da Ludus Magisterium (2019);
  • II Simpósio Fluminense de Jogos e Educação (2019): a evolução do I Simpósio, que havia sido idealizado por uma parte do grupo que compôs a Ludus Magisterium, foi realizada no CEFET, agora sob organização oficial da rede. Cerca de 500 pessoas passaram pelo simpósio, que teve dois dias com palestras, oficinas, apresentação de trabalhos acadêmicos, dentre outros.
  • Encontros temáticos virtuais: ampliando acesso e permitindo a continuidade das atividades da Ludus Magisterium em plena pandemia, a proposta se assemelha a dos encontros presenciais, porém em formato virtual – ampliando a presença da Ludus por todo o território lusófono.
  • Livro Jogos de Tabuleiro na Educação: lançado pela Devir (2022), foi um projeto idealizado na Ludus Magisterium e realizado a partir da organização de um grupo de membros;
  • Presença em outras ações e eventos: a Ludus Magisterium marca forte presença no cenário dos estudos sobre jogos de mesa e educação, com seus membros estando por trás de atividades como cursos de formação docente em jogos e educação, entrevistas temáticas, produção de conteúdos audiovisuais, produção de artigos e participação em congressos e afins, etc.

Embora seja aberta e de caráter interdisciplinar, a maior parte das pessoas que participam da Ludus Magisterium têm presença no ensino superior, como pós-graduandos ou professores.

O coletivo tem um comitê gestor voluntário que administra a rede e seus canais pela Internet, incluindo Whatsapp, Discord, Fórum, Youtube, Facebook, Instagram e este site.

Para fazer parte da Ludus Magisterium, basta concordar com suas regras e preencher um cadastro, que é utilizado tão somente para a geração de dados macro sobre a própria Ludus. A participação é voluntária e gratuita.