Simpósio Fluminense de Jogos e Educação

Simpósio Fluminense de Jogos e Educação é um evento acadêmico anual, que reúne pesquisadores, profissionais e estudantes interessados em jogos não eletrônicos e suas possibilidades pedagógicas. Sua premissa é o intercâmbio acadêmico e o desenvolvimento desta linha de atuação, e para isso conta com apresentação de trabalhos, oficinas relacionados, palestras e outras atividades relacionadas ao universo dos jogos modernos e seus desdobramentos.

4º Simpósio (previsto para abril/2024)

A ser comunicado.

3º Simpósio (16 de setembro de 2023)

Após suspensão durante a pandemia, perdemos um pouco o ritmo para organizar um simpósio. Voltamos só em 2023, com o 3º Simpósio ocorreu no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), que foi em versão resumida e composto de eventos convidados.

O Tema foi “Como está o lúdico hoje?”

Programação

  • Abertura do III Simposio Fluminense de Jogos e Educação 08:30-08:45
  • Palestra de Abertura – A Comunidade Ludus Magisterium 08:45-09:45
  • Mesa Redonda: Como Está o Lúdico Hoje? 10:00-12:00
  • Espaço do Playtest 13:30-15:00
  • Palestra: Narrativa e Design 15:30-16:30
  • Palestra: Jogos E Inclusão 16:30-17:30
  • Encerramento 17:30-18:00

2º Simpósio (22-23 de novembro de 2019)

Em sua segunda edição, o simpósio ocorreu no CEFET (Unidade Maracanã) nos dias 22 e 23, com o tema “Representação, Papéis e Jogos”, em uma parceria entre Ludus Magisterium e o CEFET. Enquanto elemento da cultura humana, os jogos e atividades lúdicas também podem expressar, direta ou indiretamente, tanto exclusões e ratificação de experiências de invisibilização dos agentes na relação jogador-jogo quanto possibilidades emancipatórias de reconhecimento. Com o Tema “Jogos, representações e papeis”, desejamos discutir o papel do lúdico em nossa sociedade, verificar suas representações possíveis, e compreender o impacto das disputas de narrativas percebidas no imaginário de quem concebe, fomenta e joga os jogos, em compasso com o momento em que hoje vivemos.
Mais informações em https://doity.com.br/ii-simposio-fluminense-de-jogos-e-educacao

Comitê Científico

  • Profa. Dra. Taís Pereira (Coord. Pós Graduação em Filosofia / CEFET)
  • Profa. Dra. Carolina Spiegel (UFF/FIOCRUZ)
  • Prof. Dr. Leonardo Costa (microbiologia IFRJ)
  • Profa. Dra. Eliane Bettocchi (UFJF)
  • Profa. Dra. Paula Bandeira (UFRJ)

Anais do Simpósio

1º Simpósio (1 de julho de 2019)

titulo jogamita emkt

Realizado na Escola Olga Mitá, na Tijuca, junto com o 11º JogaMitá.

São muitos os caminhos que levam ao aprendizado e à educação, e os jogos de tabuleiro (ou “boardgames”, como alguns entusiastas preferem) têm se mostrado uma ferramenta de enorme atrativo para professores e alunos. Em virtude disso, a Oga Mitá considerou um privilégio de ser a primeira escola a sediar esse Simpósio, que teve o objetivo de promover o diálogo entre práticas e saberes para enfrentarmos, juntos, os novos desafios à educação nas próximas décadas

Programação

  • 08:30 | Chegada e Credenciamento
  • 09:00 | Abertura – Prof. Aristeo Leite Filho – Diretor Oga Mitá – Jogos e Pedagogia
  • 09:45 | Palestra I – O Jogo como Dispositivo Cultural – Luciano Bastos
  • 10:35 | Mesa Redonda I – Impactos sociais na utilização de Jogos (família, eventos, escola) – Allan Mello, Ian de Souza, Luis Guilherme | Mediador Pedro Vitiello
  • 12:00 | Almoço
  • 13:00 | Palestra II – Cineducando – o lúdico no ensino do cinema- Renata Palheiros
  • 13:50 | Palestra III – Maurício Pedroso – RPG em Sala de Aula
  • 14:40 | Mesa Redonda II – Diálogos entre teoria e prática na utilização de Jogos – Profa. Cecília Schubsky, Jorge Valpassos | Mediador Luciano Bastos
  • 16:00 | Palestra IV – Hume e Kant: Uma base metodológica para compreender a paralisia de análise nos jogos competitivos – Max de Carvalho
  • 16:45 | Encerramento – Pedro Vitiello de Azevedo(término 17:00)

Algumas informações podem ser encontradas em: https://ogamita.com.br/joomla/40-projetos/jogamita/644-11-jogamita-i-simposio-fluminense-de-jogos-e-educacao